├ Notícias

29/11/2016
Em tempos de crise, 13º salário é alternativa para quitar dívidas

Pesquisa anual da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) indica que o uso do 13º salário para a quitação de dívidas será quase dez por cento maior no final deste ano do que em 2015. Ainda conforme a pesquisa, a maior parte dessas dívidas, cerca de 89%, são referentes ao cheque especial e cartão de crédito. De outro lado, 6% das pessoas pretendem poupar os recursos para fazer frente às despesas de início de ano, enquanto apenas outros 6% planejam investir esse dinheiro em presentes ou lazer. “Os índices da pesquisa da Anefac apontam que, neste ano, um número maior de pessoas pretende usar o benefício de maneira mais adequada”, diz a contadora Roberta Salvini, coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Ainda assim, é importante lembrar que a primeira parcela do 13º corresponde à metade do salário bruto do mês anterior, sem qualquer desconto de imposto de renda ou INSS. “Portanto, é preciso estar atento, porque a segunda parcela, que deverá ser depositada até 20 de dezembro, terá um valor menor do que a primeira, paga anteriormente”, alerta Roberta.

Sobre as melhores formas de aplicar o 13º salário, a contadora recomenda priorizar a quitação ou, pelo menos, a redução de dívidas e, principalmente, de contas em atraso, começando sempre por aquelas que têm taxas mais altas, como os cartões de crédito e o cheque especial. Na sequência, é importante reservar algum dinheiro para fazer frente às despesas de início de ano, como impostos e material escolar, por exemplo. E, se depois disso, sobrar algum recurso, a dica é conversar com um contador para escolher a melhor opção de investimento. “Economizar, ainda que uma pequena quantia, sempre que possível, é muito importante para a saúde financeira das pessoas, famílias e empresas”, assegura Roberta.

 

 

FONTE: CRCRS


As matérias aqui apresentadas são retiradas
da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.
 

├ Agenda

Congressos Cursos e Palestras Eventos Esportivos Eventos Sociais Reuniões Seminários

├ Divulgação

├ Certificação

├ Parceiros

├ Publicidade

EBS Sistemas
©2008 SINCONTECSINOS - Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos  
Rua Osvaldo Aranha, 115 - Centro - São Leopoldo - RS  |  Fone: 51 3592-6493  |  E-mail: sindicato@sincontecsinos.org.br  |  Créditos

Colégio Gustavo Schreiber EBS Sistemas VILAGE - Marcas e Patentes Certificação Digital CEONline SINCONTECSINOS Página Inicial Contato