├ Notícias

27/09/2016
Falta de atenção à educação financeira eleva inadimplência na economia doméstica

A falta de atenção à educação financeira e o descontrole sobre as próprias contas são algumas das razões que dificultam a organização do orçamento familiar, conforme aponta pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cujos dados indicam que 33,9% dos inadimplentes não conseguem organizar o orçamento doméstico. “O resultado desse descontrole, em muitos casos, leva a níveis de endividamento que comprometem a qualidade de vida das famílias”, afirma a contadora Roberta Salvini, coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

“Para manter a saúde financeira, é importante que as famílias conheçam e controlem suas contas”, explica Salvini. Ela sugere que todos os valores a receber e todos os gastos previstos para o mês sejam anotados lado a lado, e que esses dados sejam acompanhados diariamente, com muita atenção. “A partir dessas informações, fica mais fácil estabelecer o que é possível gastar e quais os gastos que podem ou devem ser evitados”, diz a contadora.

Segundo ela, é bastante comum, ainda, que as situações de endividamento sejam agravadas pela tomada inconsequente de crédito no mercado. Apesar de toda a divulgação nos meios de comunicação, levantamento da Serasa Experian mostra que a procura por empréstimos cresceu 1,7% nos oito primeiros meses deste ano em relação a igual período do ano passado, no Brasil. Salvini alerta que, antes de buscar um empréstimo no mercado, é preferível procurar renegociar a dívida com os credores, a fim de evitar o pagamento de mais juros. “O segredo é ficar de olho no orçamento para que as despesas não sejam maiores do que os créditos e, assim, evitar dores-de-cabeça”, ensina.

 

Fonte: CRCRS


As matérias aqui apresentadas são retiradas
da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.
 

├ Agenda

Congressos Cursos e Palestras Eventos Esportivos Eventos Sociais Reuniões Seminários

├ Divulgação

├ Certificação

├ Parceiros

├ Publicidade

EBS Sistemas
©2008 SINCONTECSINOS - Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos  
Rua Osvaldo Aranha, 115 - Centro - São Leopoldo - RS  |  Fone: 51 3592-6493  |  E-mail: sindicato@sincontecsinos.org.br  |  Créditos

Colégio Gustavo Schreiber EBS Sistemas VILAGE - Marcas e Patentes Certificação Digital CEONline SINCONTECSINOS Página Inicial Contato