├ Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical, conhecida também como imposto sindical e autorizada pelo Art. 149, da Constituição Federal, encontra-se disciplinada nos artigos 578 a 610 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Contribuição é devida por todos que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão. Portanto, sua natureza jurídica é tributária, compulsória, pois independente da vontade do contribuinte de pagar ou não o tributo.

O art. 589, da CLT, determina que a arrecadação obrigatória constitui um fundo na Caixa Econômica Federal, em uma conta corrente chamada Depósitos da Arrecadação da Contribuição Sindical, como prevê o art. 589, da CLT, e prevê a distribuição dos recursos recolhidos:

- 5% para a Confederação correspondente;

- 15% para a Federação;

- 60% para o sindicato respectivo; e

- 20% para a Conta Especial Emprego e Salários, do Ministério do Trabalho.

 

O pagamento deverá ser feito até o dia 28 de fevereiro de cada ano e poderá ser recolhida em qualquer agência bancária, pela Caixa Econômica Federal e unidades lotéricas.

Para o Exercício de 2018 foi fixada no valor de R$ 169,00 e com vencimento em 28/02/2018.

Também estamos disponibilizando a GRCSU dos empregados em empresas correspondente a 1/30 (um trinta avos) do salário base em janeiro/2015 (CLT Art. 585).

 

Para imprimir a guia, clique no botão abaixo:

 

 Emitir Guia da Contribuição Sindical

 

 

├ Agenda

Congressos Cursos e Palestras Eventos Esportivos Eventos Sociais Reuniões Seminários

├ Divulgação

├ Certificação

├ Parceiros

├ Publicidade

EBS Sistemas
©2008 SINCONTECSINOS - Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos  
Rua Osvaldo Aranha, 115 - Centro - São Leopoldo - RS  |  Fone: 51 3592-6493  |  E-mail: sindicato@sincontecsinos.org.br  |  Créditos

Colégio Gustavo Schreiber EBS Sistemas VILAGE - Marcas e Patentes Certificação Digital CEONline SINCONTECSINOS Página Inicial Contato